Profa. Elza Maria, coordenadora do curso de Pedagogia/EAD. |
da Ufal e está presente em Maceió
e mais cinco cidades do interior!
O curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o mais antigo na modalidade a distância. No próximo mês de setembro comemora 16 anos de existência e intensa atividade. Com objetivo principal de capacitar professores da rede pública de ensino, o curso tem grande importância para Alagoas e contribui para a melhoria da qualidade do ensino do Estado.
Depois de enfrentar várias dificuldades no início da implantação, hoje o curso está presente em seis polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em municípios de várias regiões de Alagoas: Maceió, Maragogi, Penedo, Olho d'Àgua das Flores, São José da Laje e Santana do Ipanema. A próxima cidade a receber o curso será Matriz do Camaragibe.
Nesse avanço, ela ressalta a importância do trabalho realizado pela equipe da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), presente em várias etapas para garantir a qualidade do curso, como seleção e formação de tutores, produção de materiais didáticos, oferta de cursos de extensão e acompanhamento do funcionamento dos polos.
A experiente professora Elza Maria da Silva, que está na coordenação do curso, lembra que foi preciso enfrentar o preconceito e a descrença para não desistir e o curso acabar. “Como era algo novo em nosso Estado, foi preciso driblar o preconceito e convencer os gestores públicos da seriedade do projeto e conseguir, principalmente, o apoio das prefeituras”.
Credibilidade da Ufal
O curso de pedagogia a distância foi implantado em 1998, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que permitia que a educação fosse presencial e a distância. Em Alagoas, o curso surgiu exclusivamente para a formação de professores da rede pública de ensino. Em 2007, passou a utilizar o modelo virtual da UAB e atende não só os professores, mas também qualquer pessoa interessada. A seleção é feita através de edital público.
A credibilidade da instituição de ensino tem grande importância na formação e aceitação desses professores no mercado de trabalho. Nesses 15 anos de trabalho, foram formados mais de 1700 professores, muitos dos quais retornam como tutores ou coordenadores em suas cidades.
Segundo Elza Maria, as necessidades de quem estuda a distância são diferentes, já que geralmente são pessoas que não dispõem de tempo para frequentar a sala de aula diariamente. “Enquanto o aluno do curso presencial conta com o professor para tirar dúvidas e lhe cobrar o desempenho, no curso a distância o aluno precisa ser disciplinado. Autonomia, disciplina, iniciativa, crença e determinação são características fundamentais para os alunos de EAD", destaca.
Reportagem feita por: Daniel Borges – estudante de Jornalismo
Em: 12 de maio de 2014
Disponível em: http://www.ufal.edu.br/noticias/2014/05/o-curso-de-pedagogia-a-distancia-comemora-16-anos-e-amplia-presenca-em-alagoas
Acesso em: 13 de maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário