Artigos Indicados


UTILIZAÇÃO DAS TIC NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UAB/UFAL: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES.


Wilma Alves de Oliveira Antonio - UFAL
Elton Casado Fireman - UFAL

Resumo: 
Este estudo explora a “Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia da UFAL/UAB: dificuldades e superações” na formação de ensino superior a distância. A questão aqui explicitada, que dirigiu a investigação, foi: como as TIC interferem na formação de alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFAL no período de setembro de 2007 a março de 2012. Teve como objetivo geral analisar a adaptação do sujeito no uso das TIC no curso de Pedagogia da UAB/UFAL, e como objetivos específicos: apresentar o curso de Pedagogia da UAB/UFAL; Relacionar os principais recursos tecnológicos utilizados pelos professores; Identificar as experiências dos alunos com as TIC na Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFAL. A hipótese que se tem como base para a pesquisa é que as dificuldades da maioria dos alunos para realizar as tarefas no ambiente do curso estavam relacionadas às deficiências no uso dos equipamentos de informática, das TIC, do AVA, EAD, e consequentemente, acompanhar a matriz curricular do curso. Para dar conta desses objetivos, foram aplicados questionários fechados com os alunos do sistema UAB, entrevistas semiestruturadas com tutores presenciais, tutores a distância e professores que atuam no curso e observação no AVA utilizado pela instituição pesquisada, denominado Moodle. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do estudo de caso, abordando a análise do conteúdo. Como resultado constatou-se que as tecnologias básicas como os computadores e seus periféricos, o AVA/Moodle e internet, influenciaram no primeiro, segundo e terceiro períodos do curso de Pedagogia de forma negativa, causando dificuldades de manuseio e de acesso, verificando-se ainda, falta de credibilidade no curso e na modalidade. Interferiu no primeiro momento no comportamento diante das máquinas, nas TIC que dão apoio a EAD, trazendo insegurança, medo e falta de estímulo para dar continuidade ao curso. 
 
Palavras-chave: Educação a Distância. Dificuldades do Aluno da EAD. Ensino-aprendizagem.

 
Para mais informações sobre o artigo, acesse:


__________________________________________________________________________________


FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE Á DISTÂNCIA: INDICAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos

Resumo
Para tratar do tema da formação de professores no curso de pedagogia na modalidade a distância, inicialmente é importante situar docência como atividade complexa envolvendo aspectos éticos, políticos, técnicos, pessoais etc. Nesse cenário, o estágio supervisionado do curso de Pedagogia pode apresentar perspectivas inovadoras. Analisam-se aspectos de uma experiência de estágio supervisionado em um curso que desenvolve um programa de formação continuada dos professores que recebem os estagiários em suas salas de aula. Esses professores denominados tutores regentes são profissionais experientes das escolas parceiras e assumem com a universidade o papel de formadores dos licenciandos. Essa iniciativa é denominada Programa de Formação Continuada de Tutores Regentes para o curso de Licenciatura em Pedagogia SEaD_UAB_UFSCar. Procura-se romper com a fragmentação das práticas de ensino por meio da parceria universidade/escola, de modo que os professores em exercício tenham a oportunidade de investir em seu desenvolvimento profissional e, concomitantemente, auxiliem na formação prática dos futuros professores fazendo-os vivenciar as experiências do cotidiano da sala de aula e da escola. Análises preliminares apontam que essa prática pode ser concretizada se houver uma boa relação institucional objetivada nas parcerias entre a universidade, redes de ensino dos municípios que atendem o polo do curso, professores e escolas de educação básica. É importante ressaltar que esse modelo de estágio tem apresentado um diferencial ao permitir que estudantes tenham acesso a boas práticas de ensino, tendo sido mais frequentes as indicações dos estudantes com relação ao bom trabalho desenvolvido que críticas às ações dos professores que recebem os estagiários. Isso pode ter ocorrido por diversos fatores, mas não podemos deixar de mencionar a influência de uma parceria escola-universidade mais efetiva que as que temos observado nos estágios tradicionais.

Palavras chaves: formação de professores. Estágio supervisionado. Educação a distância. Pedagogia.

Para saber mais, acesse:  http://www2.unimep.br/endipe/0073s.pdf


__________________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA  PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO


Ari Gonçalves Silva – Universidade Anhanguera Uniderp 
Luci Carlos Andrade – Universidade Anhanguera – Uniderp 
Milene Bartolomei Silva – Universidade Anhanguera Uniderp 
 
 
Resumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a questão das Novas Tecnologias aplicadas à Educação, buscando compreender a interação que pode ser feita na prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, dos alunos, tendo em vista a modalidade do ensino à distância. A pesquisa foi construída a partir de uma busca no espaço em que se processa a Educação à Distância, para averiguar os caminhos metodológicos e pedagógicos que são utilizados pelos chamados tutores à distância, de modo a conhecer a importância da mediação e do acompanhamento diário realizado pelos professores tutores nas atividades desenvolvidas. O levantamento de dados foi obtido por meio de aplicação de questionário a 25 professores tutores da Educação à Distância de cursos diversos, sendo 21 Especialistas e 4 Mestres, atores desta pesquisa, atuantes em uma Instituição local, a fim de analisar a interação tutor/processo de ensino e aprendizagem e qual a sua contribuição para a ampliação do conhecimento, na perspectiva de uma nova prática pedagógica. A analise dos resultados/respostas evidencia a necessidade de um trabalho integrado e cooperativo, com função definida e precisa, na busca pela objetividade em prol da eficácia na construção do conhecimento do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Educação à Distância; conhecimento; tutor.

Para ter acesso ao trabalho completo, acesse: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/46.pdf


__________________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 
Jaime Giolo


RESUMO:
O texto aborda a educação a distância (EaD) no Brasil sob três ângulos distintos: começa pela apresentação sintética da legislação; em seguida, descreve o panorama da educação superior a distância (graduação): sua breve história e sua performance atual; finalmente, aponta os problemas que a EaD está criando para a atividade de formação docente, especialmente para o curso de Pedagogia. É defendida a tese de que a formação de professores deve ser realizada em sala de aula, lócus que condensa a cultura do ensinar e do aprender e é constituído por relações humanas indispensáveis para a prática docente.

Palavras-chave: Educação a distância. Educação superior. Formação de professores. Política educacional.

Para saber mais, acesse: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a13


__________________________________________________________________________________


FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES-REGENTES

 
Fabiana Vigo Azevedo Borges
Aline Maria de Medeiros Reali

 
Resumo
O presente trabalho discute a formação de professores a partir da educação a distância, dando destaque para as aprendizagens conquistadas pelas professoras que participaram de um curso de formação para atuar como professores-tutores regentes. O curso foi oferecido e certificado pela Universidade Federal de São Carlos na modalidade á distância. O objetivo deste trabalho é analisar a experiência formativa de professores a partir da EaD, observando suas aprendizagens com essa modalidade, para isso foi aplicado um questionário e realizada entrevista com as professoras participantes. Utilizamos para referências sobre formação de professores e EaD com destaque para alguns autores Vaillant (2003), Mizukami (2005), Shulman (1998), Beloni (2010) Moram (2007), Almeida (2007) entre outros.
Palavras-chave: Educação a Distância- Formação de Professores- Aprendizagens Docentes

Para saber mais, acesse: 
http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/177-898-1-ED.pdf


_________________________________________________________________________


NUMERO DE BRASILEIROS QUE FAZEM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO BASEADO EM PESQUISA DIRETA JUNTO AOS INTERNAUTAS


Fábio Sanchez

Este artigo é um relatório de "Uma pesquisa que não se limita às informações do ensino formal, como os do Comitê Gestor da Internet no Brasil, chega a um número de alunos a distância quase dez vezes maior do que os dados mais divulgados sobre EAD."

Para ler o relatório completo, acesse o link:  http://www.acheseucurso.com.br/pdf/Relatorio_observa_2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário