Wilma Alves de Oliveira Antonio - UFAL
Elton Casado Fireman - UFAL
Resumo:
Este estudo explora a “Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
no curso de Pedagogia da UFAL/UAB: dificuldades e superações” na formação de ensino superior a
distância. A questão aqui explicitada, que dirigiu a investigação, foi: como as TIC interferem na
formação de alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFAL no período de setembro de
2007 a março de 2012. Teve como objetivo geral analisar a adaptação do sujeito no uso das TIC no
curso de Pedagogia da UAB/UFAL, e como objetivos específicos: apresentar o curso de Pedagogia da
UAB/UFAL; Relacionar os principais recursos tecnológicos utilizados pelos professores; Identificar as
experiências dos alunos com as TIC na Licenciatura em Pedagogia da UAB/UFAL. A hipótese que se
tem como base para a pesquisa é que as dificuldades da maioria dos alunos para realizar as tarefas no
ambiente do curso estavam relacionadas às deficiências no uso dos equipamentos de informática, das
TIC, do AVA, EAD, e consequentemente, acompanhar a matriz curricular do curso. Para dar conta
desses objetivos, foram aplicados questionários fechados com os alunos do sistema UAB, entrevistas
semiestruturadas com tutores presenciais, tutores a distância e professores que atuam no curso e
observação no AVA utilizado pela instituição pesquisada, denominado Moodle. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, através do estudo de caso, abordando a análise do conteúdo. Como resultado
constatou-se que as tecnologias básicas como os computadores e seus periféricos, o AVA/Moodle e
internet, influenciaram no primeiro, segundo e terceiro períodos do curso de Pedagogia de forma
negativa, causando dificuldades de manuseio e de acesso, verificando-se ainda, falta de credibilidade
no curso e na modalidade. Interferiu no primeiro momento no comportamento diante das máquinas,
nas TIC que dão apoio a EAD, trazendo insegurança, medo e falta de estímulo para dar continuidade
ao curso.
Palavras-chave: Educação a Distância. Dificuldades do Aluno da EAD. Ensino-aprendizagem.
Para mais informações sobre o artigo, acesse:
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE Á DISTÂNCIA: INDICAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos
Resumo
Para tratar do tema da formação de professores no curso de pedagogia na modalidade a distância, inicialmente é importante situar docência como atividade complexa envolvendo aspectos éticos, políticos, técnicos, pessoais etc. Nesse cenário, o estágio supervisionado do curso de Pedagogia pode apresentar perspectivas inovadoras. Analisam-se aspectos de uma experiência de estágio supervisionado em um curso que desenvolve um programa de formação continuada dos professores que recebem os estagiários em suas salas de aula. Esses professores denominados tutores regentes são profissionais experientes das escolas parceiras e assumem com a universidade o papel de formadores dos licenciandos. Essa iniciativa é denominada Programa de Formação Continuada de Tutores Regentes para o curso de Licenciatura em Pedagogia SEaD_UAB_UFSCar. Procura-se romper com a fragmentação das práticas de ensino por meio da parceria universidade/escola, de modo que os professores em exercício tenham a oportunidade de investir em seu desenvolvimento profissional e, concomitantemente, auxiliem na formação prática dos futuros professores fazendo-os vivenciar as experiências do cotidiano da sala de aula e da escola. Análises preliminares apontam que essa prática pode ser concretizada se houver uma boa relação institucional objetivada nas parcerias entre a universidade, redes de ensino dos municípios que atendem o polo do curso, professores e escolas de educação básica. É importante ressaltar que esse modelo de estágio tem apresentado um diferencial ao permitir que estudantes tenham acesso a boas práticas de ensino, tendo sido mais frequentes as indicações dos estudantes com relação ao bom trabalho desenvolvido que críticas às ações dos professores que recebem os estagiários. Isso pode ter ocorrido por diversos fatores, mas não podemos deixar de mencionar a influência de uma parceria escola-universidade mais efetiva que as que temos observado nos estágios tradicionais.
Palavras chaves: formação de professores. Estágio supervisionado. Educação a distância. Pedagogia.
Para saber mais, acesse: http://www2.unimep.br/endipe/0073s.pdf
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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: AS NOVAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO TUTOR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Ari Gonçalves Silva – Universidade Anhanguera Uniderp
Luci Carlos Andrade – Universidade Anhanguera – Uniderp
Milene Bartolomei Silva – Universidade Anhanguera Uniderp
Resumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a questão das Novas Tecnologias aplicadas à Educação, buscando compreender a interação que pode ser feita na prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, dos alunos, tendo em vista a modalidade do ensino à distância. A pesquisa foi construída a partir de uma busca no espaço em que se processa a Educação à Distância, para averiguar os caminhos metodológicos e pedagógicos que são utilizados pelos chamados tutores à distância, de modo a conhecer a importância da mediação e do acompanhamento diário realizado pelos professores tutores nas atividades desenvolvidas. O levantamento de dados foi obtido por meio de aplicação de questionário a 25 professores tutores da Educação à Distância de cursos diversos, sendo 21 Especialistas e 4 Mestres, atores desta pesquisa, atuantes em uma Instituição local, a fim de analisar a interação tutor/processo de ensino e aprendizagem e qual a sua contribuição para a ampliação do conhecimento, na perspectiva de uma nova prática pedagógica. A analise dos resultados/respostas evidencia a necessidade de um trabalho integrado e cooperativo, com função definida e precisa, na busca pela objetividade em prol da eficácia na construção do conhecimento do aluno.PALAVRAS-CHAVE: Educação à Distância; conhecimento; tutor.
Para ter acesso ao trabalho completo, acesse: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/46.pdf
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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Jaime Giolo
RESUMO:
Palavras-chave: Educação a distância. Educação superior. Formação de professores. Política educacional.
Para saber mais, acesse: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a13
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PARCERIA
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES-REGENTES
Fabiana Vigo Azevedo Borges
Aline Maria de Medeiros Reali
Resumo
O presente trabalho discute a formação de professores a partir da educação a distância, dando destaque para as aprendizagens conquistadas pelas professoras que participaram de um curso de formação para atuar como professores-tutores regentes. O curso foi oferecido e certificado pela Universidade Federal de São Carlos na modalidade á distância. O objetivo deste trabalho é analisar a experiência formativa de professores a partir da EaD, observando suas aprendizagens com essa modalidade, para isso foi aplicado um questionário e realizada entrevista com as professoras participantes. Utilizamos para referências sobre formação de professores e EaD com destaque para alguns autores Vaillant (2003), Mizukami (2005), Shulman (1998), Beloni (2010) Moram (2007), Almeida (2007) entre outros.Palavras-chave: Educação a Distância- Formação de Professores- Aprendizagens Docentes
Para saber mais, acesse:
http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/177-898-1-ED.pdf
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NUMERO DE BRASILEIROS QUE FAZEM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO BASEADO EM PESQUISA DIRETA JUNTO AOS INTERNAUTAS
Fábio Sanchez
Para ler o relatório completo, acesse o link: http://www.acheseucurso.com.br/pdf/Relatorio_observa_2.pdf
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