segunda-feira, 22 de junho de 2015

“A qualidade da EAD da Ufal é ótima”, diz aluna aprovada em mestrado

Ascom Cied - 21 de Maio de 2015
Após concluir licenciatura em Física no polo da cidade de Maragogi, em agosto do ano passado, Jenekésia Lins da Silva, 22 anos, entrou no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Numa entrevista rápida, ela falou sobre o processo de seleção, os desafios e a qualidade da EAD.    
Enquanto estudante EAD, já tinha o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática como meta após a graduação?
Sempre tive como prioridade meus estudos.  Quando as inscrições do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ufal) abriram, já estava decidida a lutar por uma vaga. O mestrado é uma oportunidade para o crescimento profissional. A seleção foi realizada em três fases: prova de conhecimento, título e proficiência. Graças a Deus consegui a aprovação.
Ser aluna de um curso EAD lhe deu segurança para enfrentar a seleção de mestrado?
A vantagem da escolha pela EAD foi devido a falta de tempo. Nessa modalidade pude fazer minha própria rotina de estudos de acordo com o horário disponível. Também teria mais tempo para dedicação ao curso. Sendo um curso a distância, o professor se torna mediador da aprendizagem, pois sempre traz uma nova ideia e, com isso, surge a necessidade de diálogo e resolução de conflitos entre ele e o aluno. Dessa forma, a aprendizagem é mais significativa e prazerosa.
Quais as dificuldades enfrentadas durante o curso?
Foram várias dificuldades enfrentadas de ordem técnica como problemas com a plataforma e postagem de trabalhos. Também tive problemas na comunicação com os tutores; demora nas respostas, acesso diário ao fórum e, por fim, dificuldades com a conexão.
Ser aluno EAD requer mais disciplina?
Estudar a distância requer muita disciplina. O estudante precisa se comprometer com a educação e acompanhar cada etapa prevista, pois existe uma separação física entre o professor e o aluno que deve ser superada com dedicação, empenho e muito estudo.
A aprovação no mestrado comprova a qualidade da EAD da Ufal?
Certamente.  A qualidade do ensino da modalidade a distância da Ufal é ótima. Temos professores qualificados e o mais importante é o conhecimento adquirido durante o curso. Não podemos deixar de destacar que o curso de Física EAD é um dos mais bem conceituados pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4.
Qual o seu conselho para quem pensa em fazer um curso EAD?
Fazer um curso a distância proporciona mais flexibilidade de horário, mas isso não significa que essa modalidade exige menos dele, pelo contrario. É preciso muita dedicação e disciplina. Mas a grande vantagem da EAD é oferecer a possibilidade de uma formação superior aos milhões de brasileiros que não têm tempo e condições de locomoção para frequentar um curso presencial.  É importante ressaltar para quem pensa em fazer um curso a distancia que não é uma opção mais fácil, pois o curso tem prazos que devem ser cumpridos e, eventualmente, o aluno vai encontrar muitas dificuldades, como deve acontecer num curso presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário