Polyana Marques Lima
Torna-se
difícil pensar em Educação à Distância sem ter um pouco de conhecimento
do que se trata. No entanto, o próprio nome já nos dá alguma informação
quando pensamos no significado de distância – espaço entre duas coisas
ou pessoas, segundo o dicionário Aurélio – então seria um tipo de
educação em que professor e aluno não estão no mesmo ambiente. Seria
aquela educação que nem o educador nem estudante precisariam estar
presentes num lugar na mesma hora, naquela hora exata. Tendo por base o
texto da Nara Pimentel e buscando apoio em outras informações, farei
algumas reflexões acerca do tema, e de seus conceitos para melhor
entendimento dessa modalidade educacional, juntamente com a utilização
das tecnologias.
A
partir da leitura de alguns conceitos pode-se afirmar que a educação à
Distância não precisa de um ambiente formal para acontecer, mas ocorre
sendo mediada pelo uso das Tecnologias, as chamadas TIC’s (Tecnologias
da Informação e Comunicação), no entanto é preciso que haja uma
instituição para que esta educação seja fornecida de maneira organizada,
e desta forma temos os gestores, professores, tutores e os materiais
que serão fornecidos aos alunos por meio das tecnologias adotadas.
Desde
seu surgimento, foram muitas as formas de realização desta modalidade
educacional, modificadas ou aperfeiçoadas pelo avanço tecnológico.
Inicialmente eram utilizadas correspondências por correio, mas também
era utilizado rádio, televisão, vídeo aulas por CD, e assim foi
avançando. Hoje existem ferramentas utilizadas pela internet como os
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que permitem que os conteúdos
como textos, vídeos, e também trabalhos feitos pelos alunos sejam postos
lá, e assim professor e alunos tem acesso a qualquer momento.
Desta
forma facilita-se o processo de ensino-aprendizagem com o uso dos
recursos tecnológicos oferecidos, segundo Pimentel (2006, p. 28):
De
acordo com os avanços tecnológicos, várias ferramentas de comunicação e
gerenciamento da informação vêm sendo oferecidas para os usuários das
mídias em geral. A maioria dessas ferramentas pode ser disponibilizada
na Internet... esses recursos tecnológicos são agrupados de acordo com a
sua funcionalidade: comunicação e gerenciamento de informação.
Desta forma a utilização dessas ferramentas de comunicação exercem fundamental importância na realização da EaD,
pois fornecem possibilidades de comunicação e interação entre os
professores ou mediadores e os alunos, e também possibilitam acesso aos
conteúdos.
Em primeiro momento cabe colocar um conceito de Educação à Distância dado por Moran (2002) que diz que “Educação
a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por
tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou
temporalmente”, entende-se então a importância dada as tecnologias que
possibilitam esse processo. No entanto nem sempre é assim para todos,
pois o avanço tecnológico nem sempre está ao alcance de todos que se
utilizam desse modelo educacional por diversos problemas enfrentados ao
lidar com o uso das mídias.
Desta
forma, primeiramente, se fazem necessárias duas coisas: acesso aos
recursos tecnológicos e instrução e aprendizagem de como utilizar essas
mídias para o desenvolvimento educacional. Ora, se o estudante não tem
fácil acesso aos recursos midiáticos, não conseguirá, também, contato
fácil aos conteúdos e informações e ele direcionados. Portanto, pela
distância que existe entre professor e aluno é preciso muito empenho
deste para sua aprendizagem e assim conseguir êxito em sua formação.
Referências:
MORAN, José Manuel. O que é educação à distância. 2002, disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm, último acesso em 26 de abril às 22h00.
PIMENTEL, Nara Maria. Educação à Distância. SEAD/UFSC, Florianópolis, 2006.
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