quarta-feira, 26 de junho de 2013

Educação à distância e as implicações do uso de recursos midiáticos

 Polyana Marques Lima 
Torna-se difícil pensar em Educação à Distância sem ter um pouco de conhecimento do que se trata. No entanto, o próprio nome já nos dá alguma informação quando pensamos no significado de distância – espaço entre duas coisas ou pessoas, segundo o dicionário Aurélio – então seria um tipo de educação em que professor e aluno não estão no mesmo ambiente. Seria aquela educação que nem o educador nem estudante precisariam estar presentes num lugar na mesma hora, naquela hora exata. Tendo por base o texto da Nara Pimentel e buscando apoio em outras informações, farei algumas reflexões acerca do tema, e de seus conceitos para melhor entendimento dessa modalidade educacional, juntamente com a utilização das tecnologias.
 
A partir da leitura de alguns conceitos pode-se afirmar que a educação à Distância não precisa de um ambiente formal para acontecer, mas ocorre sendo mediada pelo uso das Tecnologias, as chamadas TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), no entanto é preciso que haja uma instituição para que esta educação seja fornecida de maneira organizada, e desta forma temos os gestores, professores, tutores e os materiais que serão fornecidos aos alunos por meio das tecnologias adotadas.
 
Desde seu surgimento, foram muitas as formas de realização desta modalidade educacional, modificadas ou aperfeiçoadas pelo avanço tecnológico. Inicialmente eram utilizadas correspondências por correio, mas também era utilizado rádio, televisão, vídeo aulas por CD, e assim foi avançando. Hoje existem ferramentas utilizadas pela internet como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que permitem que os conteúdos como textos, vídeos, e também trabalhos feitos pelos alunos sejam postos lá, e assim professor e alunos tem acesso a qualquer momento.
 
Desta forma facilita-se o processo de ensino-aprendizagem com o uso dos recursos tecnológicos oferecidos, segundo Pimentel (2006, p. 28):
 
De acordo com os avanços tecnológicos, várias ferramentas de comunicação e gerenciamento da informação vêm sendo oferecidas para os usuários das mídias em geral. A maioria dessas ferramentas pode ser disponibilizada na Internet... esses recursos tecnológicos são agrupados de acordo com a sua funcionalidade: comunicação e gerenciamento de informação. 
 
Desta forma a utilização dessas ferramentas de comunicação exercem fundamental importância na realização da EaD, pois fornecem possibilidades de comunicação e interação entre os professores ou mediadores e os alunos, e também possibilitam acesso aos conteúdos.
 
Em primeiro momento cabe colocar um conceito de Educação à Distância dado por Moran (2002) que diz que “Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente”, entende-se então a importância dada as tecnologias que possibilitam esse processo. No entanto nem sempre é assim para todos, pois o avanço tecnológico nem sempre está ao alcance de todos que se utilizam desse modelo educacional por diversos problemas enfrentados ao lidar com o uso das mídias.
 
Desta forma, primeiramente, se fazem necessárias duas coisas: acesso aos recursos tecnológicos e instrução e aprendizagem de como utilizar essas mídias para o desenvolvimento educacional. Ora, se o estudante não tem fácil acesso aos recursos midiáticos, não conseguirá, também, contato fácil aos conteúdos e informações e ele direcionados. Portanto, pela distância que existe entre professor e aluno é preciso muito empenho deste para sua aprendizagem e assim conseguir êxito em sua formação.
 
 
Referências:
 
MORAN, José Manuel. O que é educação à distância. 2002, disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm, último acesso em 26 de abril às 22h00.
 
PIMENTEL, Nara Maria. Educação à Distância. SEAD/UFSC, Florianópolis, 2006.

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