quarta-feira, 26 de junho de 2013

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: Ferramenta de Comunicação e Interação




Polyana Marques Lima
Willams dos Santos Rodrigues

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgiram de alguns questionamentos como, por exemplo: qual a melhor forma de administrar e gerenciar esse processo, para ajudar o aluno e não deixar que ele se sinta isolado, ou “entregue a própria sorte”?
Os primeiros projetos de construção de ambientes virtuais de aprendizagem destinados à educação iniciaram-se em meados da década de 1990, depois de uma significativa mudança na internet, devido a dois acontecimentos: a criação do primeiro navegador para a web; a internet deixa de ser uma rede acadêmica, incorporando atividades de empresas. Os cursos à distância se apresentavam essencialmente como páginas web, versões eletrônicas dos livros, com muitos textos, poucas figuras e animações e com pouquíssimas possibilidades de interação... e aí, pela popularização da web foram surgindo outras ferramentas da comunicação, algumas até de interação em tempo real, como chats, grupos de discussão ou fóruns... Segundo Penterich, “[...] Muitos professores passaram a usá-las de forma isolada em suas disciplinas e cursos, pois permitiam disponibilização de conteúdos, materiais didáticos de apoio e alguma forma de interação com os alunos [...]”,  assim foi-se buscando formas de interação e de disponibilização de materiais dos professores para seus alunos, e assim uma maior integração entre instituição-professor-aluno. As primeiras versões de ambientes virtuais de aprendizagem para educação foram modeladas com base em quatro estratégias, com relação às suas funcionalidades:
• Incorporar elementos já existentes na web, como correio eletrônico e grupos de discussão.
• Agregar elementos para atividades específicas de informática, como gerenciar arquivos e cópias de segurança.
• Criar elementos específicos para a atividade educacional, como módulos para o conteúdo e a avaliação.
• Adicionar elementos de administração acadêmica sobre cursos, alunos, avaliações e relatórios.
Assim, por meio dessas estratégias, foram criados os primeiros ambientes virtuais de aprendizagem para serem usados especificamente em atividades de aprendizado. Alguns ambientes da primeira geração foram metáforas para alguns modelos de aprendizagem, por exemplo, “uma sala de aula virtual” (Dore; Basque, 1998).
No entanto, o uso desses ambientes mostrava que eles eram mais do que cópias de estruturas existentes, pois possuíam características e sentidos próprios. Os ambientes não são uma repetição de processos existentes, ou uma nova forma para a estrutura da educação. Eles produzem uma diferença significativa na transformação dos processos estabelecidos na Educação. E assim, os ambientes virtuais de aprendizagem surgiram e sofreram inúmeras adaptações e correções para atender a necessidade dos professores, alunos e instituições de ensino.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares educacionais via internet, destinados a apoiar as atividades de educação à distância. Estes softwares oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo, espaço e ritmo de cada participante, auxiliando o professor no gerenciamento dessas atividades. Muitas são as especulações sobre ambientes virtuais, mas segundo Santos (2003), “[...] podemos afirmar que um ambiente virtual é um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem potencializando assim, a construção do conhecimento, logo da aprendizagem [...]”, logo percebemos que a utilização deste espaço objetiva uma inovação nas metodologias utilizadas por um professor, permitindo a este que saia do tradicionalismo da sala de aula e dos materiais que nela são ofertados.
Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados em: atividades presenciais, possibilitando aumentar as interações para além da sala de aula; em atividades semi-presenciais, nos encontros presenciais e nas atividades à distância; oferecendo suporte para a comunicação e troca de informações e interação entre os participantes. Conforme Moraes (2002, p.203) “Em qualquer situação de aprendizagem, a interação entre os participantes é de extrema importância. É por meio das interações que se torna possível a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e a cooperação”. O uso do AVA oferece as seguintes vantagens:
• a interação entre o computador e o aluno;
• a possibilidade de se dar atenção individual ao aluno;
• a possibilidade do aluno controlar seu próprio ritmo de aprendizagem,
  assim como a  sequencia e o tempo;
• a apresentação dos materiais de estudo de modo criativo, atrativo e integrado,      estimulando e motivando a aprendizagem;
• a possibilidade de ser usada para avaliar o aluno.
Os ambientes virtuais de aprendizagem agregam várias tecnologias encontradas na Web para provê a comunicação, disponibilização de materiais e administração do curso. O conjunto de funcionalidades que cada ambiente possui é estabelecido pelos requisitos definidos em cada ambiente. Conforme Gonzales (2005), as funcionalidades dos ambientes virtuais de aprendizagem podem ser organizadas em quatro grupos de ferramentas: de Coordenação, de Comunicação, de Produção dos Alunos ou de Cooperação e de Administração.
• Ferramentas de coordenação servem de suporte para a organização de um curso. São utilizadas pelo professor para disponibilizar informações aos alunos, tanto informações das metodologias do curso (procedimento, duração, objetivos, expectativa, avaliação) e estrutura do ambiente (descrição dos recursos, dinâmica do curso, agenda, etc), quantas informações pedagógicas: material de apoio (guias, tutoriais), material de leitura (textos de referência, links interessantes, bibliografia e etc) e recurso de perguntas frequentes (reúne as perguntas mais comuns dos alunos e as respostas correspondentes do professor).
• Ferramentas de Comunicação, que englobam fóruns de discussão, bate-papo, correio eletrônicos e conferência entre os participantes do ambiente têm o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes e o aprendizado contínuo.
• Ferramentas de Produção dos Alunos ou de Cooperação oferece o espaço de publicação e organização do trabalho dos alunos ou grupos, através do portfólio, diário, mural e perfil (de alunos e/ou grupos).
• Ferramentas de Administração oferecem recursos de gerenciamento, do curso (cronograma, ferramentas disponibilizadas, inscrições, etc),de alunos (relatórios de acesso, frequência no ambiente, utilização de ferramentas, etc) e de apoio a tutoria (inserir material didático, atualizar agenda, habilitar ferramentas do ambiente, etc).
Através delas é possível fornecer ao professor formador informações sobre a participação e progresso dos alunos no decorrer do curso, apoiando-os e motivando-os durante o processo de construção e compartilhamento do conhecimento.
Dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podemos utilizar outras tantas ferramentas como chats e blogs. Compartilhamento de vídeos, imagens e textos, possibilitando aos alunos maior possibilidade de interação com um vasto mundo de informações, como diz Santos (2003), “[...] a aprendizagem mediada por AVA pode permitir que através dos recursos da digitalização várias fontes de informação e conhecimento possam ser criadas e socializadas [...]”, assim podemos ver mais uma facilidade possibilitada por esta ferramenta educacional, o estudante não é obrigado a deslocar-se a alguma biblioteca, mas pode acessar livros digitalizados através das bibliotecas virtuais.


REFERÊNCIAS:


MENDONÇA, Alzino Furtado de; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; RIBEIRO, Elvia Nunes.
A IMPORTÂNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA BUSCA DE NOVOS DOMÍNIOS DA EAD.
Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf, ultimo acesso em 20/05/2013 às 10h27min.

PENTERICH, Eduardo. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Disponível em: http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/sala-de-aula-e-tecnologias/cap05.pdf, acesso em 24/05/2013 às 22h00.
Ambiente Virtual de Aprendizagem e sua incorporação na UniCamp. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a11v29n2.pdf, acesso em 24/05/2013, às 22h58min.
SANTOS. Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.2003(no prelo). Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf, ultimo acesso em 21/05/2013 às 22h50min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário